O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, publicou a Resolução de nº 020/2020 no Diário Oficial do Estado, de 6 de abril, onde determina a reimplantação do Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI). Atualmente o país enfrenta a pandemia do novo coronavírus.
Na resolução o secretário destacou a “imperiosidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí dispor de informações epidemiológicas o mais precocemente possível para identificar emergências de relevância municipal, estadual, nacional e internacional mediante parceria”.
- Foto: Lucas Dias/GP1Florentino Neto
Entre os objetivos do CIEVS está o "desenvolvimento de atividades de manejo de crises agudas, incluindo o monitoramento de situações sentinelas e apoio para o manejo oportuno e efetivo de emergências epidemiológicas de relevância, funcionando como um elemento facilitador na formulação de respostas rápidas e integradas".
O Centro também será responsável por: realizar, investigar e estimular a elaboração de pesquisas epidemiológicas intra e inter-institucionais; promover, estimular e desenvolver a gestão de recursos humanos na componente atualização científica e técnica dos profissionais de saúde do SUS, em emergências epidemiológicas; compor e atuar no sistema de vigilância em saúde, integrando a rede nacional do CIEVS; atuar no monitoramento do sistema de vigilância em saúde, articulando diversas iniciativas existentes para o monitoramento do alcance de metas e análise das tendências de indicadores estratégicos de pactuação na vigilância em saúde, entre outras coisas.
O Centro terá uma equipe técnica que contará com responsáveis técnicos, cinco equipes técnicas plantonistas, quatro motoristas, médicos. Trabalhando em regime de plantão 24 horas por dia, todos os dias do ano. O CIEVS será implantado na Gerência de Vigilância em Saúde/ Coordenação Epidemiológica, na Diretoria de Unidade e Atenção à Saúde, da Superintendência de Atenção Primaria a Saúde e municípios da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |