Levantamento realizado pelo GP1 aponta que, com a atualização de dados do Ministério da Saúde sobre os casos do novo coronavírus (Covid-19), o Piauí aparece como o 2º estado com o menor número de infectados do Nordeste. Atualmente o estado possui um total de 24 infectados e quatro óbitos registrados. No Brasil são 10.278 confirmados e 432 mortes pela doença.
O epicentro da doença na região é o estado do Ceará, com um total de 730 casos, sendo também com o maior número de mortes, ao todo foram 22. Com os números, baseados nas secretarias estaduais de Saúde, o Piauí fica na frente somente de Alagoas, com 23 casos e fica atrás de Sergipe (27); Paraíba (32); Maranhão (88); Pernambuco (176); Rio Grande do Norte (212); Bahia (332) e Ceará (730).
- Foto: Davi Fernandes/GP1Pessoa com máscara em aglomeração
Com o aumento de infectados e o número de óbitos mantido, a taxa de letalidade do estado ficou em 16,6%.
Óbitos por covid-19
As primeiras duas mortes por covid-19 acontecerem em Teresina no dia 26 de março. Trata-se de um casal de idosos, o senhor Jomar, 88 anos e a senhora Marlúcia, 73, que foram contaminados após terem contato com um parente infectado pelo vírus. O diagnóstico de coronavírus só foi confirmado no domingo 29 de março.
A terceira morte foi a do prefeito Antônio Felícia, do município de São José do Divino. Ele morreu no dia 27 de março no Hospital Doutor José Brito Magalhães, em Piracuruca. No dia 28, o Lacen divulgou o resultado de exames que constataram a contaminação por coronavírus.
O último óbito foi o do empresário Oderman Bittencourt, na segunda-feira, 30 de março. O diretor da empresa Delta Laticínios morreu aos 45 anos por complicações no quadro de covid-19. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Natan Portela, em Teresina.
Oderman Bittencourt era de Parnaíba e havia sido internado na semana passada com grave pneumonia. Um teste realizado no sábado, 28 de março, detectou que ele estava com coronavírus.
Primeiro caso curado
O primeiro paciente do Piauí a ser curado da covid-19 foi o jornalista Marcelo Magno. Ele havia sido internado no Hospital Prontomed no dia 15 de março, apresentando sintomas de pneumonia, logo após retornar da cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde apresentou uma edição do Jornal Nacional.
Seu estado piorou no dia 18 e ele foi entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 20, o hospital emitiu um boletim confirmando o diagnóstico positivo para coronavírus (covid-19). O apresentador teve alta no dia 27, após exames atestarem que ele havia sido curado da doença.
Segundo caso curado
O empresário João Claudino Júnior é o segundo piauiense curado da Covid-19 no Piauí. Ele estava internado no Hospital Unimed Teresina desde o dia 23 de março, quando apresentou complicações respiratórias e foi diagnosticado com o novo coronavírus. Após nove dias, João Claudino teve alta hospitalar na quarta-feira, 1º de abril.
O paciente apresentou melhora no quadro respiratório, sem a necessidade de oxigênio suplementar e com controle de todos os parâmetros clínicos.
Confira a lista de estados do Nordeste com mais casos
Ceará - 730
Bahia - 332
Rio Grande do Norte - 212
Pernambuco - 176
Maranhão - 88
Paraíba - 32
Sergipe - 27
Piauí - 24
Alagoas - 23
NOTÍCIAS RELACIONADAS
João Claudino Júnior grava vídeo a colaboradores após receber alta
Marcelo Magno tem alta médica após novo exame dar negativo para covid-19
Brasil atinge 10.280 casos de coronavírus e 431 mortos, diz Ministério
Sobe para 24 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí
Ver todos os comentários | 0 |