O governador Wellington Dias (PT-PI), disse nesta quinta-feira (16), durante entrevista à TV Clube que o Piauí vai economizar cerca de R$ 220 milhões com os cortes de salários do secretariado e de comissionados durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para usar no Hospital de Campanha do Verdão e no Hospital Getúlio Vargas (HGV).
“Temos uma situação que assim como as pessoas sofrem, têm perdas, as empresas perdem porque paralisam também. A gente conta com a aprovação rápida do Congresso Nacional da compensação do Fundo de Participação, do ICMS, mas ainda assim tem desequilíbrio e por isso adotei medidas de cortar meu salário, dos secretários, dos cargos de comissão, de um conjunto de despesas da área de terceirizados e de algumas obras para gerar uma economia de cerca de R$ 220 milhões que vai nos ajudar a não paralisar e colocar dinheiro no Verdão, colocar mais leitos clínicos no HGV, em cada lugar. Isso é fundamental para que a gente não paralise”, destacou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Ainda conforme o governador, o objetivo das medidas é evitar um colapso no setor público e com isso poder executar o plano de combate a covid-19, podendo ter dinheiro suficiente para investimentos na Saúde.
“Temos que entender que o objetivo é evitar colapso no setor público, a gente quer garantir que possamos cumprir o plano Covid-19 fazendo investimentos como foi planejado, para chegar no final de abril, começo de maio com condição de atender quem precisa de atendimento hospitalar, cuidar das barreiras, cuidar de todas as áreas. Todo mundo quer sair da crise, eu também, mais do que ninguém, também quero sair. Vamos sair mais rapidamente se seguirmos essas orientações. Agora dia 30 de abril vamos fazer uma avaliação, dia 15 de maio vamos fazer uma avaliação e não tenha dúvida, no momento que nos sentirmos seguros para que a gente faça o caminho de volta, vamos fazer”, ressaltou.
Casos no Piauí
O estado do Piauí possui 102 casos confirmados de coronavírus (covid-19). A informação foi repassada pela Secretaria do Estado de Saúde (Sesapi), em boletim divulgado na noite desta quinta-feira (16). O número subiu de 91 para 102, o que significa um aumento de 11 casos em 24 horas. A quantidade de óbitos segue sem alteração, um total de oito.
De acordo com os dados da Sesapi, os novos casos são de três cidades, sendo um de Demerval Lobão, um de Inhuma e o restante de Teresina. Com isso, 12 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de covid-19.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Covid-19: Wellington e Firmino visitam hospital de campanha do Verdão
Chega a 102 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí
Ver todos os comentários | 0 |