A segunda-feira (15) foi atípica nas redes sociais. Durante a tarde do dia 14, uma série de perfis com alto número de seguidores, no Twitter, se reclamou de ter perdido quantidades significativas de pessoas que acompanham seus perfis.
Políticos bolsonaristas, pessoas públicas, membros de comissões internacionais de Direitos Humanos e inclusive jornalistas, compartilharam que haviam perdido até 15.000 seguidores. O próprio Twitter emitiu uma explicação aos veículos de comunicação.
Pela madrugada, agora que fui ver. Perdi seguidores - segundo consta robôs - aos montes.
— Augusto de Arruda Botelho (@augustodeAB) June 14, 2021
Que bom.
Acontece que de tempos em tempos é realizada uma verificação na plataforma que suspende contas temporariamente para evitar que robôs se acumulem no ambiente virtual, a ação é realizada em todo o mundo.
Perdi hoje cerca de 15.000 seguidores no Twitter repentinamente.
— Eduardo Bolsonaro???????? (@BolsonaroSP) June 14, 2021
Sem qualquer explicação para seus clientes as Big Tech fazem o que querem e o temor é que em 2022 isso piore.
Gov. Federal precisa urgentemente publicar decreto e enviar MP ao Congresso p acabar com esses abusos.
O Twitter foi questionado por veículos de imprensa sobre a ação e, no informe, foi posto que o objetivo é a garantia de que os perfis sejam utilizados de fato por pessoas. A atividade procura principalmente contas que tem compartimento suspeito, segundo o Twitter.
“Até que cumpram essa etapa de confirmação, as contas ficam temporariamente desabilitadas, com funcionalidades limitadas, e deixam de entrar no cálculo para contagem de seguidores”, disso o Twitter aos meios de comunicação.
Acontece de tempos em tempos. Eu mesmo perdi uns 600 seguidores hoje. Tem conta de extrema direita falando que perdeu 10 mil, 20 mil seguidores. O nome disso é passar um recibo AO VIVAÇO da quantidade de bot que a máquina de lama tem. https://t.co/irHAXVwZC8
— Leandro Demori (@demori) June 14, 2021
Ver todos os comentários | 0 |