A fim de diminuir as doenças associadas à alimentação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na segunda-feira (21) um relatório para que nas embalagens dos alimentos seja colocada advertências sobre os níveis de açúcar, sal e gordura presentes no produto.
Este é o primeiro passo da política entre o governo e as empresas para reduzir o avanço de doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão, obesidade e outros. A versão aprovada pela Anvisa ficará disponível 45 dias para a comunidade científica. A previsão é que a medida seja publicada até o fim do ano.
- Foto: Divulgação/Anvisa Modelos de rótulos propostos pela Anvisa
O relatório aprovado pelo órgão supervisor propõe seis maneiras diferentes de advertências, que podem ser em círculos, octógonos, triângulos ou em um quadrado. Além da inclusão das advertências, as empresas devem mudar a tabela nutricional, acrescentando o item “açúcar”, que hoje não consta nas embalagens.
O presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, também acredita que o item “gordura trans” pode confundir o consumidor. A medida aprovada pede a retirada do item da tabela nutricional.
“Muitas vezes o produto vem com zero de gordura trans”, afirmou Barbosa. “Isso poderia induzir o consumidor a pensar, erroneamente, que o produto é saudável, porque ele pode trazer uma quantidade muito grande de gordura saturada”, concluiu o presidente.
Ver todos os comentários | 0 |