Uma pesquisa revelou que uma espécie de morcego que existe no Brasil passou a se alimentar de sangue humano. Antes, o morcego apenas se alimentava exclusivamente de sangue de aves.
De acordo com informações do G1, a pesquisa foi feita por cientistas brasileiros e foi publicada em novembro do ano passado em uma das revistas científicas mais importantes em pesquisa sobre morcegos, a “Acta Chiropterologica".
Durante a busca pelos dados foram analisadas 70 amostras de fezes da espécie Diphylla ecaudata, que é conhecida como morcego-vampiro-de-pernas-peludas. Segundo Enrico Bernard, professor do Departamento de Zoologia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e responsável pela pesquisa, foram extraídos DNA de 15 morcegos e em três deles foram encontrados vestígios de sangue humano.
A pesquisa foi realizada no Parque Nacional do Catimbau, que fica na região de caatinga de Pernambuco, a cerca de 300 km da capital Recife. De acordo com Enrico Bernard, eles sabia que uma espécie já se alimentava de sangue humano. "Das três espécies de morcegos-vampiros que conhecemos, sabíamos que apenas uma delas se alimentava de sangue humano. Mas nosso estudo mostrou agora que outra espécie, o morcego-vampiro-de-pernas-peludas, que só se alimentava do sangue de aves, também passou a consumir sangue humano", afirma o pesquisador.
As causas dessa mudança alimentar dos morcego-vampiro-de-pernas-peludas, segundo Bernard, podem ser devido à escassez de presas na região onde eles habitam.
Ver todos os comentários | 0 |