Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Estudo aponta que fumo passivo está ligado a risco de AVC

Um a cada quatro não-fumantes nos EUA é exposto ao fumo passivo.

  • Foto: AP Photo/Dave Martin, FileFumo passivo está ligado a risco de AVCFumo passivo está ligado a risco de AVC

Estudo norte-americano aponta que o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC) provocado pelo cigarro pode se estender também aos não-fumantes que vivem na mesma casa que fumantes e apenas inalam a fumaça do cigarro.

Pesquisadores descobriram que pessoas que nunca fumaram e tiveram AVC tinham quase 50% mais probabilidade de ter se exposto à fumaça de cigarro em casa do que pessoas que nunca tiveram AVC. De acordo com o G1, durante o estudo, sobreviventes expostos ao fumo passivo também tiveram mais risco de morrer por qualquer causa em comparação aos que não eram fumantes passivos.


A principal autora do estudo, Michelle Lin, da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, em Baltimore, disse que "o fumo passivo é um risco para todas as pessoas, mas aqueles com um histórico de AVC devem tomar cuidado adicional para evitá-lo".

Lin disse ainda que um em cada quatro não-fumantes nos Estados Unidos são expostos ao fumo passivo, de acordo com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC). "Enquanto o risco de o fumo provocar AVC é conhecido há muito tempo, pouco se sabe sobre a relação entre o fumo passivo e o AVC", disse.

A pesquisadora Angela Malek, que estuda os riscos do fumo passivo na Universidade Médica da Carolina do Sul, aponta que nenhum nível de exposição à fumaça de cigarro é seguro. Além do AVC, adultos expostos ao fumo passivo também têm maior risco de doenças cardiovasculres e câncer de pulmão, enquanto as crianças podem ter asma e infecções.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.