A Justiça Eleitoral condenou o prefeito de Araripe, no Ceará, Cícero de Deus, por abuso de poder político, resultando na cassação do registro de sua candidatura. A decisão determinou que ele fique inelegível por oito anos.
A decisão ocorreu após a protocolização de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) pela coligação “Por um Araripe Melhor”, onde foi averiguado que o político obteve vantagens ao utilizar a estrutura administrativa pública durante um evento realizado em 11 de maio deste ano.
Durante o evento, houve distribuição de brindes, promoção pessoal do gestor e publicação nas redes sociais oficiais da Prefeitura local. Assim, a ação foi vista como uma tentativa de autopromoção política, incompatível com a isonomia exigida durante o processo eleitoral, de acordo com o magistrado que proferiu a sentença.
O Ministério Público Eleitoral informou, por meio de nota, que a cassação recebeu parecer favorável do Ministério Público do Ceará (MPCE), que ainda não ajuizou a ação.
A inelegibilidade atinge apenas Cícero de Deus; contudo, a cassação do registro da candidatura afetará toda a chapa. Ainda cabe recurso da decisão.
Ver todos os comentários | 0 |