O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (7) que 2025 será um ano de “colheita” das políticas implantadas desde 2023 e também um período para “derrotar a mentira, a farsa e as fake news”. A declaração foi feita durante um evento em Paramirim, na Bahia, onde Lula anunciou investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de segurança hídrica do estado.
“Este será o ano para fortalecer a democracia. Vamos derrotar a mentira, a farsa, as fake news, porque é isso que queremos discutir com o povo brasileiro: melhoria da qualidade de vida e uma democracia cada vez mais forte, para que o povo possa viver cada vez melhor”, disse o presidente, ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
![Presidente Lula](/media/image_bank/2025/1/presidente-lulanone_NpMrD29.jpg.950x0_q95_crop.webp)
A crítica de Lula às fake news tem sido uma constante em seus discursos, frequentemente associada ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova estratégia de comunicação do governo, sob a direção do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sindônio Palmeira, reforça esse tom mais incisivo.
“2026 já começou”, diz Lula
Embora tenha negado que já esteja em campanha para a reeleição, Lula reforçou a necessidade de acelerar a entrega de políticas públicas. “Porque temos gente mais calejada, temos ministros mais preparados, temos o apoio incondicional da Câmara e do Senado, que diziam que a gente teria dificuldade, que teriam mais gente contra. E nós conseguimos aprovar tudo o que precisava ser aprovado”, afirmou.
A retomada das viagens pelo país também faz parte da estratégia do governo para reverter a queda de popularidade registrada nos últimos meses. Esta foi a segunda viagem de Lula após a cirurgia de emergência que realizou para conter um sangramento intracraniano. No dia anterior, ele esteve no Rio de Janeiro e afirmou estar plenamente recuperado para seguir sua agenda de compromissos dentro e fora do Brasil.
Investimentos na segurança hídrica da Bahia
Durante o evento, Lula anunciou a entrega da primeira etapa da chamada “Adutora da Fé”, parte do programa “Água para Todos”, que recebeu R$ 43 milhões em investimentos. A estrutura capta água do Rio São Francisco e conta com uma estação elevatória e uma estação de tratamento de água (ETA).
A segunda fase da obra terá um investimento de R$ 258,7 milhões e beneficiará os municípios de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã, além de 53 comunidades rurais. Segundo o governo, inicialmente, 97.764 habitantes serão atendidos, e a previsão é que esse número chegue a 140 mil até 2040. A nova etapa contará com uma extensão total de 95,2 km, ampliando significativamente o abastecimento de água na região.
Além da adutora, o governo federal anunciou a conclusão do sistema de esgotamento sanitário de Paramirim, iniciado em 2011, e assinou ordens de serviço para a implantação da Barragem do Rio da Caixa e do Canal do Sertão Baiano, que também irão captar água do São Francisco.
Ver todos os comentários | 0 |