Fechar
GP1

Brasil

Bolsonaro será julgado por quatro ministros indicados pelo PT

A turma é presidida pelo ministro Cristiano Zanin, ex-advogado de Lula nos processos da Lava Jato.

O ex-presidente Jair Bolsonaro será julgado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), composta por quatro ministros indicados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e por Alexandre de Moraes, relator do processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso.

A turma é presidida pelo ministro Cristiano Zanin, ex-advogado pessoal de Lula nos processos da Lava Jato, indicado ao STF pelo presidente em agosto de 2023. Outro integrante é Flávio Dino, ex-ministro da Justiça no governo Lula e ex-deputado pelo PCdoB.


Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STFFachada do STF
Fachada do STF

O ministro Luiz Fux também compõe o colegiado. Durante o julgamento do mensalão, Fux teria afirmado a interlocutores do governo Dilma Rousseff que “mataria no peito” o caso, caso fosse nomeado para o STF.

Além deles, integram a turma a ministra Cármen Lúcia e o ministro Alexandre de Moraes. Cármen votou a favor da absolvição de 13 acusados de formação de quadrilha no julgamento do mensalão. Já Moraes, que foi secretário de Geraldo Alckmin no governo de São Paulo e presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2022, será o relator do caso envolvendo Bolsonaro. Na ocasião, Alckmin fazia parte da chapa vencedora.

Denúncia

A denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro foi feita pelo Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, na última terça-feira, 18, por suposta tentativa de golpe de Estado. Juntamente com Bolsonaro, 33 outras pessoas também foram acusadas de envolvimento em uma tentativa de ruptura institucional no Brasil.

Entre os crimes denunciados estão a liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado à União e deterioração de patrimônio tombado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.