Na manhã desta segunda-feira (27), foi divulgada a primeira pesquisa Genial/Quaest de 2025, revelando que a aprovação do Governo Lula caiu de 52% para 47% no último mês. Entre os principais motivos apontados pelos entrevistados para a avaliação negativa, destacam-se a alta no preço dos alimentos e a regulação do Pix, mencionadas como fatores que contribuíram para o descontentamento.
A pesquisa também indica que a reprovação ao governo subiu para 49%. A avaliação regular do governo apresentou um aumento significativo, passando de 31% na pesquisa anterior para 37% na atual — números expressivos considerando que o mandato está ainda em seus primeiros dois anos.
-
Desaprova
-
Aprova
Em relação à percepção da mídia, 43% dos entrevistados afirmaram ter visto mais notícias negativas sobre o governo recentemente. Especificamente, 83% citaram o aumento no preço dos alimentos como um problema no último mês, enquanto a regulação do Pix apareceu como a principal notícia negativa, mencionada espontaneamente por 11% dos participantes.
O levantamento ouviu 4.500 eleitores pessoalmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual.
Ver todos os comentários | 0 |