A mais recente pesquisa Genial/Quaest apontou uma queda significativa na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo no Nordeste, única região onde ele superou o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
No levantamento, a aprovação positiva do governo no Nordeste caiu de 67% em dezembro de 2023 para 60% atualmente. A região, tradicionalmente conhecida como reduto petista, também registrou um aumento na reprovação ao governo, que subiu de 32% para 37%.
Os números refletem um cenário inédito: pela primeira vez desde o início do mandato, a desaprovação ao Governo Lula supera a aprovação na região, considerando a margem de erro da pesquisa.
A queda de popularidade pode estar relacionada a recentes polêmicas envolvendo o governo, que geraram descontentamento mesmo em sua base eleitoral mais fiel.
Oposição
Em entrevista ao GP1 nesta segunda-feira (27), o senador da República, Ciro Nogueira (PP), avaliou a recente pesquisa da Quaest que apontou desaprovação história de 49% do Governo Lula, inclusive no Nordeste, onde o chefe do Executivo sempre teve aprovação recorde. Para o parlamentar, a sondagem retrata um quadro sombrio: os brasileiros estão em seu momento mais difícil da história.
Mais do que isso, Ciro afirmou que Lula não quer mais “enfrentar os problemas”, como fazia nos dois primeiros mandatos presidenciais (2003-2006 e 2007-2010), e que o chefe do Executivo brasileiro tornou-se um homem blindado da realidade.
Ver todos os comentários | 0 |