O aumento considerável da inflação durante o atual Governo Lula vem gerando críticas da oposição e da população em geral. Ao ser questionado sobre a situação, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que se o consumidor que não quer lidar com a inflação da laranja é só trocar de fruta.
Após uma reunião com o presidente Lula nesta sexta-feira (24), Rui Costa explicou que a alta nos preços da laranja reflete o cenário global, onde os custos estão elevados tanto no mercado externo quanto no interno. “O preço internacional está tão caro quanto aqui. O que se pode fazer? Mudar a fruta que a gente vai consumir. Em vez da laranja, outra fruta. Não adianta baixar a alíquota, porque não tem produto lá fora para colocar aqui dentro”, declarou.
Lula reuniu ministros para discutir a inflação, que fechou 2024 com alta de 4,83%, acima do limite da meta. O aumento foi sentido especialmente por brasileiros de renda média e baixa, com destaque para itens básicos como tomate e café, que lideraram as pressões inflacionárias no início do ano.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – prévia da inflação oficial – registrou alta de 0,11% em janeiro, após um avanço de 0,34% em dezembro de 2023. O grupo Alimentação e Bebidas, com aumento de 1,06% e impacto de 0,23 ponto percentual no índice geral, foi o principal responsável pela inflação do mês.
Ver todos os comentários | 0 |