Ao menos cinco estados do Brasil vão sofrer com “chuva preta” nesta sexta-feira (13), e durante o fim de semana. De acordo com o MetSul Meteorologia, o fenômeno deve atingir o Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Durante a semana, algumas cidades do Rio Grande Sul registraram o fenômeno, que ocorre quando a chuva comum passa por uma atmosfera com muitas partículas de fumaça e fuligem, formando um líquido escuro. A causa da denominada “chuva preta”, acontece por conta das recentes queimadas, segundo o MetSul Meteorologia.
“Esse tipo de chuva, que não necessariamente se precipita com cor preta, é indicativo de altos níveis de poluição, e, geralmente, é observada em locais próximos a áreas industriais, queimadas ou onde há intensa queima de combustíveis fósseis”, afirmou o instituto.
O instituto ainda afirmou que o fenômeno causa impactos visíveis no perímetro urbano, deixando uma camada de sujeira nos locais, o que pode causar a degradação dos materiais. “A chuva preta tem impactos visíveis no ambiente urbano. Ela pode deixar uma camada de sujeira nas superfícies, como prédios, veículos e infraestrutura, o que pode levar à degradação dos materiais e aumentar os custos de manutenção. A relação entre fuligem e chuva preta é um indicador preocupante dos níveis de poluição atmosférica em muitas partes do mundo”.
Ver todos os comentários | 0 |