Fechar
GP1

Brasil

Governo nega informações sobre vacinação de Janja: ‘não ocupa cargo público’

O pedido para obter a informação foi feito pela Revista Oeste, por meio da Lei de Acesso à Informação.

O Governo Lula se negou a fornecer informações sobre as carteirinhas de vacinação da primeira-dama Janja contra a dengue e a covid-19 porque, segundo o Executivo, a petista não “ocupa cargo público” e os dados são pessoais e sensíveis.

O pedido foi feito pela Revista Oeste, por meio da Lei de Acesso à Informação. A Casa Civil, contudo negou as informações e recusou um recurso apresentado pela revista.


No requerimento, a revista ressaltou o interesse público nas informações, pois, embora não ocupe uma posição formal na esfera federal, Janja tem uma sala no Palácio do Planalto, participa de reuniões com ministros de Estado, cuidou da agenda do presidente Lula quando ele esteve doente e tem até poder de veto em áreas como economia, defesa e publicidade.

Foi destacado ainda o fato de Janja estar presente em todas as viagens oficiais a outros países, além disso, recentemente, obteve uma credencial de chefe de Estado para representar Lula nas Olimpíadas em Paris.

Os compromissos dos quais Janja participa consomem recursos dos pagadores de impostos. A ida dela para a França, por exemplo, custou pouco mais de R$ 80 mil em passagens aéreas, sem considerar diárias para a primeira-dama e demais despesas para assessores que a acompanharam para divulgar sua participação no país.

Só em viagens ao exterior, do início de 2023 a março deste ano, Lula e Janja gastaram R$ 65 milhões, de acordo com o levantamento do site Poder360.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.