Depois de alguns dias com chuvas mais localizadas, o Rio Grande do Sul deve enfrentar temporais novamente a partir desta sexta-feira (10). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem ser mais fortes no centro-leste e nordeste do estado.
Estima-se que os volumes acumulados de chuva entre esta sexta e segunda-feira (13) ultrapassem os 150 milímetros em grande parte do Rio Grande do Sul. A região metropolitana de Porto Alegre, que já foi bastante afetada pelas enchentes, também deve registrar grandes volumes de chuva até a próxima segunda.
As chuvas nessa área são preocupantes, pois é onde estão localizadas algumas das principais bacias de captação do rio Guaíba. Com os níveis já muito altos, novos temporais podem piorar ainda mais as inundações no estado.
Segundo o meteorologista da Climatempo, Fábio Luengo, as bacias da região devem receber o maior volume de chuva, especialmente perto do Rio Caí e no Vale do Rio Taquari.
O Rio Grande do Sul já registra mais de 100 mortes e mais de 130 desaparecidos devido às chuvas. Há 395,6 mil pessoas desabrigadas. Desse total, 68,5 mil estão em abrigos e 327,1 mil estão desalojados (pessoas que se refugiaram nas casas de familiares ou amigos).
Ver todos os comentários | 0 |