Fechar
GP1

Brasil

Lula veta trecho do projeto sobre BPC que limita acesso de pessoas com deficiência leve

A medida foi publicada na edição dessa sexta-feira (27), do Diário Oficial da União (DOU).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com veto o projeto de Lei que altera as regras para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida foi publicada na edição dessa sexta-feira (27) do Diário Oficial da União (DOU). A proposição integrava o pacote de gastos aprovado pelo Congresso em dezembro.

Conforme a publicação, o chefe do Executivo vetou o trecho que correspondia à proposição de restringir o acesso do benefício a pessoas com deficiência leve. Ou seja, descartou o artigo aprovado pelo Congresso em que, para ter acesso ao BPC “deve atestar deficiência de grau moderado ou grave, nos termos de regulamento”.


Enquanto o projeto ainda tramitava no Congresso, o governo já tinha se posicionado que iria vetar esse trecho. Para Lula, a “proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que poderia trazer insegurança jurídica em relação à concessão de benefícios”.

Vetos em massa

Na edição extra do Diário Oficial da União foram publicados outros vetos presidenciais, incluindo o do item que trata da lei sobre o Bolsa Família. Nesse caso, Lula usou a mesma justificativa para vetar o ponto que trata das regras para reinserção no programa.

“A proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que poderia suscitar insegurança jurídica em relação às regras de elegibilidade para reingressar no Programa Bolsa Família”, disse Lula na justificativa do veto.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.