O governador Rafael Fonteles (PT) falou nesta sexta-feira (1º) sobre a PEC da Segurança, proposta apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a diversos governadores, nessa quinta (31). O chefe do Executivo refletiu que, no Piauí, é possível instituir o uso de câmera nos policiais nos próximos meses, especificamente nas abordagens de trânsito.
“Isso é uma sugestão, mas acredito que depende da autonomia dos estados ou o Congresso vai legislar. Aqui no caso do estado do Piauí nós estamos nos próximos meses iniciando um trabalho focado, especificamente, na abordagem de trânsito. Aqui no Piauí, em algumas situações específicas é possível, sim, o uso da câmera nos policiais para exatamente garantir o direito dos policiais e dos cidadãos. Então, é uma experiência que a gente vai avaliar”, avaliou Rafael Fonteles.
O chefe do Executivo piauiense ainda refletiu que a integração proposta na PEC da Segurança favorecerá todo o Brasil, através da integração de dados, com a União centralizando os esforços.
“Além disso, tem a cooperação na integração de dados. Então, a autonomia das polícias, das secretarias estaduais de segurança dos governadores têm que ser respeitadas e serão respeitadas, isso ficou claro. Mas, precisamos da União como coordenadora, especialmente no serviço de integração de dados, porque não pode [por exemplo] o Piauí tratar os dados de uma forma, outros estados tratarem diferentemente e, na hora que a gente vai apurar os índices e a cooperação entre os estados, isso ser dificultado. Então, achei a iniciativa muito salutar”, ponderou Rafael Fonteles.
O Governo Federal enviará a matéria para análise do Congresso Nacional.
Ver todos os comentários | 0 |