Fechar
GP1

Brasil

Brasil tem recorde na produção de petróleo e gás natural em junho

Dados mostraram que o país produziu 4,324 milhões de barris de óleo equivalente por dia em junho.

O Brasil produziu, em junho, um total de 4,324 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 3,367 milhões de barris por dia (MMbbl/d) de petróleo e 152,258 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d) de gás natural. Essa foi a maior produção já registrada, superando a de 4,183 MMboe/d. Os dados são do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natura e foram publicados nesta terça-feira (1º), pela Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP).

No caso do petróleo, houve aumento de 5,2% na produção quando comparada a do mês anterior (maio) e de 19% em relação a junho de 2022. Já no caso do gás natural, a produção aumentou 5,4% em relação a maio de 2023 e 14,6% quando comparada com julho de 2022.


Foto: Reprodução/PixabayBrasil tem produção recorde de petróleo e gás natural em junho
Brasil tem produção recorde de petróleo e gás natural em junho

Segundo nota da ANS, “variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção em função de manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de comissionamento de novas unidades de produção, dentre outros. Tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e buscam a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo”.

Pré-Sal

Em junho de 2023, a produção de pré-sal foi de 3,243 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Por meio de 142 poços, foram produzidos 2,553 milhões de barris diários (bbl/d) de petróleo e 109,8 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural. Houve aumento de 1,5% em relação ao mês anterior e de 17,5% na comparação junho do ano anterior.

Campos e instalações

O boletim mensal também revelou que, no mês de junho, o campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, registrando 790 mil bbl/d de petróleo e 37,78 milhões de m³/d de gás natural. A instalação com maior produção de petróleo e gás natural foi a FPSO Guanabara na jazida compartilhada de Mero, com 177,029 mil bbl/d de petróleo e 11,35 milhões de m³/d de gás.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.