Remadores registraram na última quarta-feira (26) a água do mar iluminada em tons de azul neon. O vídeo gravado por volta de 6h mostrou um fenômeno conhecido como bioluminescência, causado por microalgas fitoplanctônicas, que são criaturas marinhas que geram energia como mecanismo de proteção.
O registro feito por um clube de canoagem na Baía Norte, Florianópolis (SC), e de acordo com informações da proprietária da empresa, Debora Machado Dutra, o fenômeno já foi presenciado em outras ocasiões. “Todos os anos nós temos o prazer de presenciar essas luzes azul neon. Somente nesta semana, vimos três vezes, segunda, terça e quarta”, disse a empresária.
No vídeo gravado ao amanhecer, é possível ver que ao movimentar os remos o mar vai se iluminando e os remadores na embarcação ficam impressionados com o fenômeno, uma das pessoas presentes fala “que coisa mais linda, é bem da cor da Iemanjá mesmo”, se referindo a orixá feminina das religiões afro-brasileiras, considerada rainha do mar.
Bioluminescência é causada pela espécie de algas conhecida como Noctiluca scintillans, comum no litoral sul do Estado. Isso acontece geralmente em águas protegidas e quentes. Durante o dia, a bioluminescência dos seres acontece, mas é ofuscada pelo sol.
Ver todos os comentários | 0 |