Fechar
GP1

Brasil

Secretaria de Saúde de São Paulo faz alerta sobre febre maculosa

Também conhecida como doença do carrapato, a febre maculosa tem elevada taxa de letalidade.

A Secretaria de Saúde de São Paulo emitiu, nesta quarta-feira (14), um alerta sobre o aumento nos casos de febre maculosa no estado. Especial atenção foi dada às pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas, no período de 27 de maio a 11 de junho. Dos 12 casos confirmados da doença neste ano, três foram de pessoas que participaram de eventos realizados nesse local.

“As pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas, no período de 27 de maio à 11 de junho e apresentarem febre e dor pelo corpo, dor cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo, procure atendimento médico imediatamente e informe ao médico que esteve na região”, diz o comunicado.


Além da fazenda onde os eventos ocorreram, as regiões com maior incidência de casos de febre maculosa são Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. O período de incubação da doença varia de dois a 14 dias, portanto, é importante considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antes do início dos sintomas.

Febre maculosa

Febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril com gravidade variável e alta taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada de carrapatos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.