O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania do Governo Lula, Silvio Almeida, defendeu em entrevista à BBC News Brasil, nessa segunda-feira (06), a descriminalização das drogas.
Existe no Supremo Tribunal Federal, desde 2015, uma ação na qual se discute a descriminalização que, segundo Almeida, poderá diminuir o número de presos no sistema carcerário brasileiro. "Temos que tratar isso como uma questão de saúde pública, como uma questão que não se resolve por meio do encarceramento, com prisão e com punição", revelou o ministro.
“Sou a favor [da descriminalização]. A guerra às drogas é um prejuízo mortal. Ela é muito pior do que qualquer outro efeito que se possa pensar. Nós temos que pensar seriamente nisso, com responsabilidade, com cuidado. Mas eu acho que a guerra às drogas, a forma com que se combate às drogas, causa um prejuízo irreparável na sociedade brasileira”, declarou o ministro.
Contudo, o ministro frisou que não há nenhuma movimentação do governo no sentido de “apressar” o julgamento no STF. “Não existe nenhuma questão relativa a isso, até porque isso é parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública [...] o que o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania faz, de fato, é pensar nos efeitos disso e pensar em como pode ser feita uma política nacional que envolva um debate sério a respeito dos efeitos perversos do encarceramento”, explanou.
Ver todos os comentários | 0 |