Fechar
GP1

Brasil

Droga que mais mata nos EUA é apreendida pela primeira vez no Brasil

A apreensão foi realizada pelo Departamento Especializado em Narcóticos do Espírito Santo em fevereiro.

Pela primeira vez, foram apreendidos no Brasil frascos de Fentanil, um opioide sintético 100 vezes mais forte que a morfina. A substância é a droga que ao longo dos anos vem se tornando a principal causa de mortes por overdose nos Estados Unidos. A apreensão foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo, por meio do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), em fevereiro.

De acordo com a polícia, foram apreendidos 31 frascos de fentanil, 136 quilos de maconha, 13 quilos de mistura para cocaína, 2.500 pinos de cocaína cheios, além de milhares de pinos vazios durante a ação.


A operação foi deflagrada para averiguar uma base que estaria sendo utilizada por traficantes para armazenar drogas e outros materiais ilícitos, na zona rural próxima à reserva biológica Duas Bocas, na região metropolitana de Vitória.

Foto: Divulgação/AscomFentanil, droga sintética
Fentanil, droga sintética

O que é o fentanil?

O fentanil é um opioide sintético e pode ser até 50 vezes mais forte que a heroína ou 100 vezes mais forte que a morfina, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

Na realidade, o fentanil é pode ser dividido em dois tipos: o fentanil farmacêutico e o fentanil fabricado ilegalmente. Ambos dois são considerados opioides sintéticos, mas a versão farmacêutica é prescrita por médicos para tratamento de dores intensas, especialmente após cirurgias ou para pacientes com câncer em estágio avançado.

Os casos mais recentes de overdose relacionados à substância estão associados à sua produção ilegal, seja em forma líquida ou em pó.

De acordo com o CDC, o fentanil em pó é comumente misturada com drogas como heroína, cocaína e metanfetamina, para em seguida ser transformada em pílulas. Já na forma líquida pode ser encontrada em sprays nasais, colírios e aplicado em papel como pequenos doces.

Overdose

Ao que tudo indica, que mais de 150 pessoas morrem todos os dias de overdoses relacionadas a opioides sintéticos como o fentanil. Os sinais de uma overdose dessa droga incluem contração das pupilas, sonolência e perda da consciência, respiração fraca, sons de asfixia, flacidez corporal, além de pela fria ou úmida e com perda da coloração, principalmente de lábios e unhas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.