Equipes brasileiras de resgate desembarcaram na Turquia na noite dessa quinta-feira (09). As equipes foram enviadas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para que ajudem na localização, resgate e auxílio a vítimas dos terremotos que atingiram a região nessa segunda-feira (06).
A aeronave da FAB utilizada no transporte estava com a aterrisagem prevista para acontecer em Andana, região mais afetada pelo abalo sísmico, porém com a superlotação do aeroporto, o desembarque foi realizado em Ancara.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional comandou o envio das equipes brasileiras de resgate urbano composta por 22 especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
A FAB publicou na manhã desta sexta-feira (10) vídeo da chegada dos agentes às 19h (horário de Brasília). Cães farejadores e 10 toneladas de medicamentos e mantimentos também foram enviados para ajudar o povo turco abalado pela perda de 20 mil pessoas.
#Turquia | O KC-30 da FAB pousou ontem (09/02), às 19hs (horário de Brasília), em Ancara. A aeronave teve o destino alternado em razão da elevada quantidade de aeronaves no aeroporto de Adana.
— Força Aérea Brasileira ???????? (@fab_oficial) February 10, 2023
As equipes de resgate embarcadas seguiram para Adana em um C-130 da Força Aérea Turca. pic.twitter.com/0WuqH9ZaC6
Relembre o caso
Um terremoto de magnitude 7,8 foi registrado na manhã dessa segunda-feira (06) na Síria e na Turquia, seguido por 8 tremores secundários, o que provocou o desabamento de vários prédios. É o maior tremor registrado desde 1939.
Até o momento, mais de 45 países se manifestaram para enviar ajuda humanitária, entre eles Estados Unidos e Israel. Os dois países são conhecidos por esses fenômenos pelo fato de estarem localizados nos limites de placas tectônicas, que ao se moverem acabam gerando tremor.
Ver todos os comentários | 0 |