Os estudantes brasileiros foram protagonistas de um índice negativo, que mostra que entre o 6º e 9º ano do ensino fundamental, os alunos de escolas públicas apresentaram uma queda significativa no desempenho. Um levantamento feito em 2021 mostrou que 51% dos alunos do 5º ensino fundamental obtiveram aprendizagem adequada em português, mas a situação entra em um lado obscuro quando analisado os mesmos estudantes no 9º ano, em que o desempenho alcança apenas 35%.
A matemática também foi uma disciplina avaliada e apresentou pior desempenho, pois apenas 37% dos alunos saíram do 5º ano com conhecimento adequado na área, e ao chegarem no 9º ano, o baque foi maior ainda, pois o índice reduziu pela metade, alcançando 15%. O resultado foi semelhante em análises realizadas antes da pandemia, nos anos de 2019 e 2017.
Mas essa questão não acontece apenas nas escolas públicas, as particulares também apresentam índices semelhantes, porém em nível menor. Por exemplo, em 2021, 70% dos alunos do 5º ano obtiveram conhecimento adequado em matemática, em contrapartida, no 9º ano esse índice chegou a 47%. Em português, 81% obteve conhecimento adequado no 5º ano, seguido por 67% registrado no 9º ano.
Essa queda de desempenho é um dos fatores que faz com que os alunos fiquem cada vez mais desmotivados em relação aos estudos, e por isso, também se tornou uma das grandes causas para a evasão escolar e reprovação no ensino médio. Segundo o censo escolar realizado em 2022, o 1º ano do ensino médio é o período em que os alunos mais desistem dos estudos, com taxas de 8,2% em evasão escolar; 12,7% em reprovação; e 2,7% de migração para o ensino de jovens e adultos.
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