Em editorial publicado na segunda-feira (2), O Globo recomendou que o presidente Lula (PT) adote medidas para identificar pessoas não vacinados e convencê-las a se vacinar, em especial contra a covid-19. Segundo o texto, o governo deve aproveitar “momentos em que o cidadão tem contato com agentes do Estado”, principalmente em momentos de cadastro ara receber benefício.
“Nenhuma oportunidade pode ser desperdiçada para convencer os resistentes de que as vacinas são confiáveis e ajudam a evitar mortes ou sequelas dramáticas para a vida toda (caso da poliomielite)”, diz um trecho do editorial.
Atualmente, apenas 170 milhões da população tomou a dose de reforço da Covid-19, de acordo com levantamento publicado pelo jornal. Além disso, o texto também citou a queda de cerca de 15% da cobertura vacinal da pólio, na primeira dose da tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola-, e na pentavalente – difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo b.
“É urgente o novo governo criar programas para ir atrás dos brasileiros que deixam de se vacinar, correndo o risco de adoecer e morrer por males evitáveis. Sucumbir à ignorância é um retrocesso inadmissível”, acrescentou.
Ver todos os comentários | 0 |