Como forma de reduzir de forma rápida os sintomas depressivos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do primeiro spray nasal para o tratamento de casos graves de pacientes com depressão no Brasil.
Segundo a fabricante da droga, Janssen-Cilag Farmacêutica, a escetamina intranasal é indicada para a depressão resistente ao tratamento (DRT) e para a rápida redução dos sintomas depressivos em pessoas adultas com comportamento suicida agudo.
De acordo com a farmacêutica, “o medicamento tem demonstrado rápido início de ação com perfil risco benefício favorável e tolerabilidade do paciente ao tratamento. Os resultados de dois ensaios clínicos idênticos de Fase 3 demonstraram que a escetamina em conjunto com a terapia padrão reduziu os sintomas depressivos em até 24 horas após a primeira dose”, detalhou, em comunicado.
Ainda de acordo com a fabricante, a escetamina intranasal deverá ser administrada somente em hospitais e clínicas autorizadas, sob supervisão de um profissional de saúde.
Com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), entre os anos de 2015 e 2018 houve aumento de 52% nos atendimentos ambulatorial e de internação relacionados à depressão no país, passando de 79.654 para 121.341 procedimentos. Na faixa etária de 15 a 29 anos, o aumento foi de 115%, passando de 12.698 para 27.363 procedimentos.
Ver todos os comentários | 0 |