A cantora Rita Lee visitou a ursa Rowena no Santuário Rancho dos Gnomos, situado no estado de São Paulo. A visita foi gravada e publicada na internet na terça-feira (11). A artista é autora do livro “Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz”, que conta a história do animal que foi resgatado de um circo após viver como atração durante 25 anos. A obra será lançada neste mês.
Rita Lee elogiou o espaço em que a ursa se encontra. Para a cantora, o rancho apresenta as condições necessárias para que ela viva bem. Antes de chegar no santuário, o animal vivia no Parque Zoobotânico de Teresina e era chamada de Marsha. A história da ursa gerou grande comoção e internautas fizeram uma campanha para transferi-la para um lugar de clima mais ameno.
- Foto: DivulgaçãoLivro sobre a ursa Rowena
“Quando chegamos lá, fomos direto ver Rowena. Lá é um espaço imenso, tem piscina, tem sobes e desces, túneis e realmente é um espaço grande onde ela fica solta. Ela também não enxerga muito bem porque é velhinha e foi muito judiada. A ursa tem medo dos humanos, é claro, porque ela tem medo que cheguem e façam uma barbaridade como fizeram a vida inteira. Então, ela é tímida. Quando entramos no espaço dela, eu fiquei com vontade de abraçar, de beijar”, comentou a cantora.
Ajuda
O local onde a ursa está, atualmente, é o Rancho dos Gnomos, um espaço que sobrevive de doações. Para se tornar um colaborar mensal do santuário, é necessário efetuar um cadastro no site ou fazer uma transferência bancária. No banco Itaú a conta é 69280-0 e agência 0253. No Santander a conta é 13000043-3 e agência 2071. O CNPJ do Rancho dos Gnomos é 04.087.616/0001-00.
Transferência
No dia 21 de setembro de 2018, a ursa Marsha foi resgatada do Parque Zoobotânico de Teresina e foi levada para o Santuário ecológico Rancho dos Gnomos, na Serra da Matiqueira, entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais. A operação durou cerca de três horas.
Para que a ursa entrasse na jaula foi necessário silêncio total no local e foram usados cenouras e mel para atraí-la, uma essência floral também foi borrifada para acalmar o animal. Marsha foi levada até o aeroporto de Guarulhos em São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e de lá seguiu para o santuário em transporte terrestre.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Rancho dos Gnomos divulga fotos do antes e depois da ursa Rowena
Ursa Rowena banha de piscina um mês após ser transferida do Piauí
Ursa Rowena inicia troca de pelos em santuário de São Paulo
Ver todos os comentários | 0 |