Morreu na manhã dessa terça-feira, o jornalista e fundador do Observatório da Imprensa Alberto Dines. O jornalista estava internado há dez dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Dines estava gripado e o quadro se agravou para uma pneumonia. O jornalista sofreu com deficiência respiratória e não resistiu. Ele deixa esposa e quatro filhos.
- Foto: Facebook/Lira NetoAlberto Dines
Dines iniciou sua carreira como crítico de cinema da revista “A Cena Muda” (1952), a partir daí teve trabalhos importantes como produtor da revista “Manchete”, chefia da revista “Fatos e Fotos”, editor-chefe do “Jornal do Brasil”, chefia da “Folha de São Paulo”, entre outros. Em 1994, criou em Portugal o “Observatório da Imprensa”.
"É com profunda tristeza que a equipe do Observatório da Imprensa comunica o falecimento de seu fundador, Alberto Dines (1932-2018), na manhã de hoje no hospital Albert Einstein, em São Paulo”, diz nota do Projor, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo. O observatório da Imprensa está preparando uma edição especial sobre o legado do Mestre Dines a ser publicada em breve, sem data divulgada.
Além de jornalista, Dines foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) de 1963 a 1966. Convidado como paraninfo de uma turma da instituição logo após a edição do AI-5, durante o regime militar, o jornalista criticou a censura e acabou preso e submetido a inquérito.
Ver todos os comentários | 0 |