A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal cumprem uma operação a manhã desta terça-feira (15), contra um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que movimentou ilegalmente R$ 5,7 bilhões. Ao todo, estão sendo cumpridos 153 mandados judiciais em cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
De acordo com informações do G1, um dos mandados de prisão preventiva é contra Kackson Gavazzoni, dono da casa de câmbio Safira. Taiwan Gerhardt e Twrone Gerhardt foram presos temporariamente e atuam na casa de câmbio Atlas. Os nomes dos outros alvos ainda não foram divulgados.
- Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão ConteúdoPolícia Federal
Segundo a PF, as informações começaram em 2015 e tiveram como foco um grupo criminoso composto de cinco núcleos interdependentes que utilizavam contas bancárias de várias empresas, em geral, fantasmas, para receber valores de pessoas físicas e jurídicas interessadas em adquirir mercadorias, drogas e cigarros provenientes do exterior, principalmente do Paraguai.
Cerca de R$ 5 bilhões foram movimentados por essa organização criminosa entre os anos de 2012 e 2016. Dos 153 mandados, dois são de prisão preventiva, 17 são de prisão temporária e 53 são de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento, além de 82 de busca e apreensão. A ação foi batizada de Operação Hammer-on e conta com a participação de mais de 300 policiais e 45 servidores da Receita Federal.
Ver todos os comentários | 0 |