Durante audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (117), o ministro da Educação, Mendonça Filho afirmou que nas próximas semanas, o governo deve anunciar o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o ministro, o programa de financiamento se tornará mais “sustentável” e “ampliará o atendimento aos mais pobres”. O prazo anterior para a divulgação das medidas era fim de março.
O Ministério da Educação (MEC) ofertou neste primeiro semestre de 2017,150 mil vagas para o Fies, com um novo valor máximo de mensalidades a serem financiadas: R$ 5 mil, que representam uma redução de 34,7% em relação ao teto anterior, de R$ 7 mil. Segundo afirmou Mendonça em fevereiro, esse foi o primeiro passo na reestruturação do programa.
- Foto: Ronaldo Nascimento/Futura Press/Estadão ConteúdoMendonça Filho
O Fies é um programa do governo federal que oferece contratos de financiamento de cursos de graduação em universidades e faculdades particulares.
Os candidatos são selecionados com base em suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em seus perfis socioeconômicos. De acordo com o G1, atualmente, o Fies financia cerca de 1,5 milhão de estudantes no Brasil, com cerca de 49,8% de inadimplência.
Ver todos os comentários | 0 |