Nesta segunda-feira (30) o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou dados que mostram o aumento de 3,8% em mortes violentas intencionais no ano de 2016 no Brasil. Os números são assustadores, em média sete pessoas são assassinadas por hora, totalizando 61.619 mortes por ano.
Segundo informações do Fórum, as taxas de homicídio vinham se estabilizando até o ano de 2014, mas nos dois últimos anos voltaram a crescer. “A violência se espalhou para o país todo. É hoje um problema nacional, faz com que o país se sinta amedrontado”, afirmou Renato Sérgio de Lima, diretor do Fórum.
"É como se o Brasil sofresse um ataque de bomba atômica por ano. São dados impressionantes, que reforçam a necessidade de mudanças urgentes na maneira como fazemos políticas de segurança pública no Brasil. Não é possível aceitar que a sociedade conviva com esse nível de violência letal", disse em entrevista ao Estadão.
Redução de investimentos na Segurança Pública
O aumento de mortes violentas está atrelado à queda nos investimentos em segurança pública pela União, Estados e Municípios. Em 2016 foram gastos R$ 81 bilhões na área, redução de 2,6% em relação a 2015. A União reduziu 10,3% dos gastos com segurança ó em 2016. O Fórum destaca ainda a falta de um sistema de informações que padronize as informações de segurança pública em todo o país.
Interiorização da violência
De acordo com os pesquisadores houve uma redução de 4,3% de mortes nas capitais brasileiras, o que indica interiorização da violência.
Ver todos os comentários | 0 |