Foi aberta nesta quarta-feira (18) a consulta pública sobre mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as propostas feitas pelo Ministério da Educação (MEC) está sobre a possibilidade do Enem 2017 ser aplicado em apenas um dia.
A consulta pública segue até o dia 10 de fevereiro e qualquer pessoa pode participar através do site do Inep, segundo informações da Agência Brasil. De acordo com o ministro Mendonça Filho, o edital do Enem 2017 será divulgado após o encerramento da consulta, ainda no mês de fevereiro.
- Foto: DivulgaçãoGabarito Enem
Ainda segundo ministro Mendonça Filho, a mudança da aplicação do Enem em um só dia, reduziria os gastos com as provas. A prova seria menor e teria, no máximo, 100 questões – hoje são 180 divididas em dois dias. A redação, aplicada no segundo dia de prova, seria mantida.
Mendonça Filho garantiu que a redução de dias do Exame é viável e que foi feito um estudo pelas equipes técnicas do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o assunto.
“A avaliação manterá a qualidade, nenhum conteúdo será desprezado. Não vamos sacrificar a qualidade por conta de qualquer que seja a conveniência ou a redução do custo”, disse o ministro.
Além de reduzir custos, o ministro destaca que a aplicação em um único dia beneficiaria os sabatistas, de religiões que guardam o sábado. Atualmente, eles precisam esperar em uma sala o sol se pôr para começar a fazer a prova do sábado. Atualmente, o Enem é aplicado em dois dias – um sábado e um domingo.
A consulta pública está disponível neste link.
Ver todos os comentários | 0 |