Fechar
GP1

Brasil

Ceará registra mais de 21 mil descargas elétricas em 2016

O levantamento foi feito pela Coelce nos dois primeiros meses do ano.

Apenas nos dois primeiros anos de 2016, segundo o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce, foram registrado mais de 21 mil raios em todo o estado do Ceará.

Em janeiro o número foi 50% maior do que o mesmo mês em 2015. No ano passado foram registradas 141.316 descargas atmosféricas no estado. O município com maior incidência de raios foi Russas, com 936 casos registrados. Os municípios de Tauá e Santa Quitéria ficam em segundo lugar no ranking, com 700 descargas elétricas.
Imagem: GloboCeará registra mais de 21 mil descargas elétricas nos meses de janeiro e fevereiro(Imagem:Foto: Globo)Ceará registra mais de 21 mil descargas elétricas nos meses de janeiro e fevereiro

Eduardo Gomes, gerente de operações da Coelce, os raios estão associados a um tipo de nuvem chamada cúmulos nimbos. “Os raios estão muito associados a um tipo de nuvem escura onde cai uma trovoada e tempestades. A nuvem conhecida como cúmulos nimbos. Essas nuvens são carregadas eletricamente fazendo com que haja passagem de corrente elétrica. O raio nada mais é que a passagem de descarga elétrica”, explicou.

Os raios são constantemente monitorados pela Coelce, que tem como objetivo orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas elétricas.

O sistema identifica onde o raio caiu e prevê tempestades, diminuindo o tempo de atendimento das equipes. O monitoramento permite saber a área que possui maior incidência de raios, otimizando a instalação de equipamentos de proteção da rede elétrica de descargas.

Proteção durante tempestades

No momento de tempestades, evite utilizar celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Não use chuveiros elétricos e evite consertos em instalações elétricas. Se possível, permaneça em casa até o fim da tempestade.

Caso esteja fora de casa durante grandes chuvas, evite contato com objetos metálicos, cercas de arames, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Evite locais abertos como campos, piscinas, lagos; Evite também ficar embaixo de árvores ou locais elevados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.