Mais uma vez O Boticário entra em uma polêmica nacional. O comercial “Linda Ex”, que relata história de casais em processo de separação, está sendo considerada “machista”. Por outro lado, outras pessoas acreditam que a propaganda seja “empoderadora” para as mulheres. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) irá julgar a campanha.
Na segunda-feira (11) o órgão que regulamenta a publicidade brasileira afirmou que abriu um processo sobre o caso após receber denúncias de consumidores de ambos os sexos pedindo a retirada do filme do ar.
O Conar recebeu 3 reclamações afirmando que a propaganda é acusada de “reforçar estereótipos machistas”. A assessoria de imprensa do órgão afirmou que o comercial deverá ser jugado em fevereiro.
Comercial
O comercial foi criado pela AlmapBBDO e apresenta 3 casais em processo de separação que falam sobre os motivos do término da relação. Um dos ex-maridos diz que com o tempo se acostumou com a mulher e não a enxergava mais.
A marca de cosméticos então propõe deixar as mulheres mais bonitas para o dia da assinatura do divórcio. O filme mostra a reação surpresa dos ex-maridos e as mulheres afirmam que se sentem bem mais confiantes após a mudança de visual.
A campanha traz o mote “Acredite na beleza” e estreou em 27 de dezembro. Na TV fechada a campanha dura 2 minutos, e nos canais da marca na internet dura 3 minutos e continua no ar.
Críticas e elogios
No último dia dos namorados O Boticário já havia polemizado com uma propaganda com casais gays e novamente conseguiu levantar uma discussão com uma propaganda. A campanha recebeu algumas críticas nas redes sociais da marca, mas a maioria dos comentários foi elogiando a iniciativa.
"Video machista que reforça que a culpa é da mulher... Lamentável esse pensamento do Boticário, que apenas quer passar a mensagem subliminar que se você mulher não se maquiar, seu marido vai se abusar de vc com essa mesma cara e vai te deixar, forçando assim, psicologicamente que a mulher compre seus produtos", escreveu uma internauta.
"Comercial lindo! Quem passou por esse momento sabe o que se sente. A grande questão aqui é valorização da autoestima da mulher e se pra isso ela precisar fazer o cabelo, maquiagem e por roupas novas qual o problema?", postou outra.
Resposta de O Boticário
A marca afirmou que as histórias e os personagens são reais e a proposta da campanha publicitária era mostrar que as pessoas se sentem mais confiantes quando se sentem bonitas.
"O Boticário valoriza a beleza presente na atitude, na autoconfiança e no olhar positivo sobre a vida", afirma a empresa. "Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar, transformar e abrir novos caminhos, até mesmo nas decisões mais difíceis da vida. A campanha reforça a crença da marca, representada pela assinatura Acredite na Beleza".
Na segunda-feira (11) o órgão que regulamenta a publicidade brasileira afirmou que abriu um processo sobre o caso após receber denúncias de consumidores de ambos os sexos pedindo a retirada do filme do ar.
O Conar recebeu 3 reclamações afirmando que a propaganda é acusada de “reforçar estereótipos machistas”. A assessoria de imprensa do órgão afirmou que o comercial deverá ser jugado em fevereiro.
Comercial
O comercial foi criado pela AlmapBBDO e apresenta 3 casais em processo de separação que falam sobre os motivos do término da relação. Um dos ex-maridos diz que com o tempo se acostumou com a mulher e não a enxergava mais.
Imagem: Reprodução/YouTubeEx-marido se surpreende com mulher antes da assinatura do divórcio
A marca de cosméticos então propõe deixar as mulheres mais bonitas para o dia da assinatura do divórcio. O filme mostra a reação surpresa dos ex-maridos e as mulheres afirmam que se sentem bem mais confiantes após a mudança de visual.
A campanha traz o mote “Acredite na beleza” e estreou em 27 de dezembro. Na TV fechada a campanha dura 2 minutos, e nos canais da marca na internet dura 3 minutos e continua no ar.
Imagem: Reprodução/YouTubeA ex-mulher aparece maquiada e confiante no dia da assinatura do divórcio
Críticas e elogios
No último dia dos namorados O Boticário já havia polemizado com uma propaganda com casais gays e novamente conseguiu levantar uma discussão com uma propaganda. A campanha recebeu algumas críticas nas redes sociais da marca, mas a maioria dos comentários foi elogiando a iniciativa.
"Video machista que reforça que a culpa é da mulher... Lamentável esse pensamento do Boticário, que apenas quer passar a mensagem subliminar que se você mulher não se maquiar, seu marido vai se abusar de vc com essa mesma cara e vai te deixar, forçando assim, psicologicamente que a mulher compre seus produtos", escreveu uma internauta.
"Comercial lindo! Quem passou por esse momento sabe o que se sente. A grande questão aqui é valorização da autoestima da mulher e se pra isso ela precisar fazer o cabelo, maquiagem e por roupas novas qual o problema?", postou outra.
Resposta de O Boticário
A marca afirmou que as histórias e os personagens são reais e a proposta da campanha publicitária era mostrar que as pessoas se sentem mais confiantes quando se sentem bonitas.
"O Boticário valoriza a beleza presente na atitude, na autoconfiança e no olhar positivo sobre a vida", afirma a empresa. "Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar, transformar e abrir novos caminhos, até mesmo nas decisões mais difíceis da vida. A campanha reforça a crença da marca, representada pela assinatura Acredite na Beleza".
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