Fechar
GP1

Brasil

Conselho de Ética adia análise do processo de Cunha

Uma sessão do Congresso foi motivo para adiar a votação parecer de Pinato.

Nesta quarta-feira (2) o Conselho de Ética teve que adiar a votação do parecer do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) pela segunda vez. O deputado pede a continuidade do processo que investiga o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O motivo do adiamento foi a sessão do Congresso Nacional e pelo regimento interno, votações no plenário impedem qualquer deliberação nas comissões da Câmara e do Senado. A análise do relatório foi marcada para próxima terça (8).
Imagem: ReproduçaõRelator Fausto Pinto vota a favor de manter aberto o processo contra Eduardo Cunha(Imagem:Reproduçaõ)Relator Fausto Pinato vota a favor de manter aberto o processo contra Eduardo Cunha

“Começou a ordem do dia no plenário, então estou impedido de colocar o relatório em votação”, disse o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA).

Alguns deputados favoráveis à investigação do Presidente da Câmara propuseram ao presidente do Conselho de Ética que a reunião fosse reaberta após a sessão do Congresso que, de acordo com eles, tem previsão para terminar por volta das 18h.
Imagem: GUSTAVO LIMAEduardo Cunha é citado no docuemnto encontrato pela Polcía Federal(Imagem:GUSTAVO LIMA/Agência Brasil)Eduardo Cunha é citado no docuemnto encontrato pela Polcía Federal

A proposta foi rejeitada por José Carlos Araújo. “Previsão de reunião do Congresso é que nem previsão do tempo, que diz que vai chover e não chove. Diz que vai terminar 18h, mas pode terminar depois. Eu não vou tomar essa decisão. Já sondei também e já vi que não dá para convocar para amanhã”, disse.

O deputado do PSOL, Chico Alencar (RJ), fez um apelo para que a votação ocorresse ainda nesta semana. “Quem está na condição de representado tem que ter pressa. Vai soar como protelação”, disse. O presidente do Conselho manteve sua decisão.

Nesta terça (1º), o colegiado se reuniu por seis horas e não conseguiu analisar a votação do relatório de Pinato. Deputados aliados ao presidente da Câmara tentaram postergar ao máximo o início da análise. A reunião demorou também pelo discurso de 20 deputados.

“Eu não vou botar[ na pauta]. Vossa excelência sabe que é uma representação que requer mobilização grande. Uma representação que requer o conselho completo e não teremos mobilização completa. Não vou ser responsável pelo fracasso”, disse o presidente do Conselho de Ética.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.