Quando chega o mês de dezembr,o a cidade toda se enfeita para comemorar o Natal e por todos os cantos se vê grupos de amigos em confraternizações onde encontramos muita animação, comidas e também bebidas. É neste clima que entra em cena o projeto Anjo da Guarda, realizado por educadores de trânsito do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI).
Eles chegam sempre com um bom conselho àqueles que estão aproveitando as festas de final de ano para que, ao se divertir, se lembrem: Se Beber, Não Dirija. Esta é a principal mensagem deixada pelos grupos de Anjos da Guarda que desde o último fim de semana está visitando bares e restaurantes de Teresina, buscando como objetivo, reduzir o número de acidentes de trânsito causados por embriaguês ao volante. “O que está em jogo nesta campanha é a preservação da vida humana, que é o que temos de mais precioso”, chama a atenção o diretor-geral do Detran-PI, Jesus Rodrigues.
Desde novembro de 2007, o Detran-PI, através da Escola Piauiense de Trânsito, vem desenvolvendo esse projeto na capital e em cidades turísticas do Estado durante períodos de férias, festejos e grandes eventos. O resultado do empenho da equipe de educadores de trânsito já pode ser conferido em números no Anuário Estatístico de Acidentes de Trânsito 2008.
Em 2007, durante julho e dezembro, meses nos quais a maior parte da população curte suas férias a campanha Anjo da Guarda é mais efetiva, foi registrado pela Companhia Independente de Trânsito (Ciptran) e pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) em todo o Piauí 1.203 acidentes. Esse número cai, em 2008, para 1.056. Uma redução de 12% no número de acidentes, com ou sem vítimas, registrados no Estado durante o mesmo período.
Neste fim de semana, as equipes de educadores de trânsito do Detran-PI atuaram na zona Sul da capital. Sendo, sexta-feira, 18, nos bairros Lourival Parente e Morada Nova, onde é grande a aglomeração em torno de bares e restaurantes. No sábado, 19, foi a vez dos bairros da zona Leste, que recebem a maior parte do movimento do fim de semana.
Ver todos os comentários | 0 |