O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou uma homenagem nas redes sociais para celebrar os 45 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, nessa segunda-feira (10). Lula destacou que a sigla "nasceu para mudar o Brasil" e reafirmou a trajetória de lutas do partido.

“Temos uma longa caminhada rumo ao futuro, mas nenhum desafio é maior que a nossa capacidade de luta e resistência”, escreveu no X (antigo Twitter). No entanto, entre os desafios enfrentados pelo PT estão questões de comunicação, especialmente nas redes sociais, que foram alvo de críticas do próprio Lula, além da necessidade de renovar seus quadros.

Hoje é dia de celebrarmos o aniversário do partido que nasceu para mudar o Brasil e a vida do povo brasileiro. O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras chega aos 45 anos cada vez mais vivo e mais forte. Jamais renunciamos aos valores que nos trouxeram até aqui, seja no… pic.twitter.com/JmPorjNaLl — Lula (@LulaOficial) February 10, 2025

Atualmente, não há um substituto claro para Lula na esquerda. Caso decida concorrer novamente em 2026, ele terá 81 anos durante a campanha. Em 2024, o PT obteve o comando de apenas uma capital, com a vitória de Evandro Leitão em Fortaleza (CE), o que reflete um desempenho bem abaixo do registrado entre 2000 e 2012, antes da Operação Lava Jato. No ano passado, o PT elegeu 252 prefeitos, 68 a mais que em 2020, mas bem abaixo dos 625 prefeitos eleitos em 2012.

Em comemoração aos 45 anos, o PT realizará uma festa nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Rio de Janeiro, com a expectativa de que o presidente Lula participe. O líder petista também destacou a atuação do partido na "defesa intransigente da democracia e da soberania do Brasil", no "desenvolvimento econômico com inclusão social" e no "combate à fome e todas as formas de desigualdade".

Foto: Reprodução/X
Lula com a bandeira do PT

A vitória de Lula em 2002 marcou a chegada do PT ao Planalto. Reeleito, Lula foi sucedido por Dilma Rousseff, também do PT, em 2010. Dilma não conseguiu completar seu segundo mandato e foi afastada do cargo após o impeachment em 2016. O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 10 de fevereiro de 1980.