O Banco Central ( BC ) publicou um vídeo nessa quarta-feira (15) no Instagram, usando a música “Descer para BC”, de Brenno & Matheus, para desmentir fake news sobre mudanças de regras no Pix. A postagem virou alvo de críticas e piadas nas redes sociais.

“Nada muda nas regras do Pix, bebê. Se você já fazia Pix gratuitamente, vai continuar fazendo. Não tem tarifa nenhuma, e ninguém vai quebrar seu sigilo e espionar para quem você está fazendo Pix”, declarou o “BC Sincero”, personagem criado pelo banco para sua comunicação nas redes sociais.

Além da música sertaneja, o vídeo referencia a novela Mulheres de Areia e a série The Office. Na publicação, o BC reforçou que não permitirá que mentiras se espalhem nas redes sociais. “Se o tio do zap espalhador de fake alugar um prédio na cabeça com essa história de que o Pix vai ser cobrado, a gente vai lá e derruba. Não acreditem em qualquer lorota que vocês ouvem por aí”, afirmou.

Mais cedo nessa quarta, a Receita Federal anunciou que revogará um ato que expandiria seu monitoramento de dados sobre informações ligadas ao Pix. O fisco buscou combater a desinformação, mas a repercussão se misturou com fake news, o que levou o Executivo a optar pela derrubada do ato.

Milhares comentários na página do Instagram do Banco Central criticam a postura e até mesmo afirmam que o teor é fake, já que nunca foi falado sobre taxação do Pix. "Que coisa ridícula! Este é o perfil oficial do nosso Bacen? Sério mesmo?", "Banco central espalhando FAKE NEWS Ninguém disse que pix vai ser taxado! O que falaram é que vai ser MONITORADO", "Essa é a página do banco central mesmo? Impossível, olha a qualidade dessa comunicação" e "Credibilidade ZERO com essa postagem. Ninguém falou sobre taxação de Pix. Sossega que tua postagem não alcança 226 milhões não. Te controla" são algumas das mensagens.