O Partido dos Trabalhadores (PT) organizou um protesto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e em defesa da bandeira “sem anistia”. O evento está previsto para ocorrer neste sábado (23) em 19 cidades, incluindo 16 capitais. O partido também espera manifestações em Barcelona e Lisboa.
A principal mobilização deverá acontecer em Salvador (BA), com a presença da presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e o senador Jaques Wagner.
Segundo o PT, o protesto é contra o “genocídio em Gaza” e marcou os 60 anos do regime militar.
A manifestação contra Bolsonaro aconteceu após um ato em defesa da democracia. No dia 25 de fevereiro, Bolsonaro participou de um evento na Avenida Paulista que defendia a democracia. O evento contou com a presença de aproximadamente 750 mil pessoas.
Durante o evento, o ex-presidente defendeu a anistia para os presos do dia 8 de janeiro e pediu respeito às liberdades individuais.
Antes do protesto, Bolsonaro pediu aos seus apoiadores que não levassem faixas ou cartazes com ataques a instituições, especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF).
Atualmente, o STF está conduzindo inquéritos nos quais o ex-presidente é investigado por supostos ataques à democracia.