Fechar
Colunista João Carvalho
GP1

O exercício da crítica exige responsabilidade e prudência


Imagem: 4bpClique para ampliarTodos têm suas preferências, sejam elas religiosas, sexuais e políticas, mas há meios e Todos têm suas preferências, sejam elas religiosas, sexuais e políticas, mas há meios e "meios" de se expressar
Tenho procurado ser o mais democrático possível na liberação de comentários postados na Coluna. Posso dizer de peito aberto que nunca deixei de ativar um comentário por que me desagradou, ou para proteger A ou B. Mas parece que o processo eleitoral está fazendo que alguns leitores percam o prumo e troquem a critica pela agressão vil, numa atitude que nada constrói, apenas expressa sentimentos recolhidos, magoas e rancores.

Pra completar, neste período, a legislação eleitoral veda várias condutas, mas mesmo assim uma parcela dos leitores insiste em acusar pessoas e candidatos de crimes. Sem contar os leitores que citam siglas, slogans e números de candidatos. Paciência. O exercício da crítica exige responsabilidade e inteligência.

A agressão pura e simples mostra incapacidade na conexão de idéias e pobreza de vocabulário. Todos têm suas preferências, sejam elas religiosas, sexuais e políticas, mas há meios e “meios” de se expressar. Chamar o responsável por uma pesquisa de facínora (expressão usada pelo leitor Silva Filho) é uma atitude temerária por quê a expressão é forte e pode resultar em demandas judiciais (como já aconteceu) para o portal, já que a maioria dos leitores usa codinomes e o GP1 é quem acaba respondendo pelos comentários.

Não quero de forma alguma cercear a participação dos leitores, que para mim é a parte mais dinâmica do portal, mas peço que haja responsabilidade no ato de postar um comentário, que não acusem pessoas de práticas criminosas e neste período, que não citem partidos, slogans e números de candidatos por que agora mesmo o GP1 está respondendo a um processo por conta destas liberalidades.

Espero contar com a compreensão de todos para que a participação do leitor no GP1 continue sendo efetiva e democrática. Como bem disse Harold Medina "Criticar os outros é algo muito perigoso; nem tanto pelos erros que você pode cometer ao criticar, mas pelo fato de você poder estar revelando algumas verdades a seu respeito."

Abraços,

João Carvalho

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.