Hoje no Bom Dia Meio Norte, o apresentador Yeldson Vasconcelos, fará uma entrevista com o secretário de Segurança, Robert Rios (FOTO 1), que promete. Robert tem definições nada ortodoxas para a decisão do desembargador Valério Chaves (FOTO 2), que determinou a soltura do empresário acusado de ser um dos mentores do assalto da Joalheira Diamantina do Grupo Carvalho. Mas a grande novidade é um pedido de demissão na área da Segurança. Vamos esperar pra ver.
Não conheço o teor do habeas corpus e muito menos da decisão do desembargador Valério Chaves, mas Valério tem uma reputação ilibada e é respeitadíssimo no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Não acredito que o magistrado tem agido sem fundamentação.
O problema, é que, existe hoje uma ‘guerra fria’ entre o Judiciário e a Segurança Pública, que é óbvio, ninguém admite.
A Segurança se desmotiva ao ver meses de investigação serem desprezados, quando se liberta marginais apontados por ela como de “alta periculosidade”.
Já o Judiciário vê a posição, da Segurança, em especial da Polícia Judiciária, como um ato de insubordinação e de desrespeito para com aquele Poder.
Não nos cabe aqui investigar, função esta da Polícia, ou julgar, função esta do Judiciário, mas destacar que nesta querela institucional quem sai perdendo é o povo
.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |