A portaria concedida pela Anac para operação da pista de pouso construída em São Raimundo Nonato, que poderia ser a salvação no caso deste engodo chamado “Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato” revelou-se uma catástrofe.
Vamos aos fatos:
1º-Não existe esta história de Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato. O que existe é uma autorização para operação da pista de pouso, ou como diz a própria portaria “Aeródromo Privado Serra da Capivara”.
2º-O Ministério Público Federal, sempre atento e como a coluna já tinha antecipado, determinou à Polícia Federal que investigue supostos desvios de recursos e superfaturamento nas obras do que contratualmente deveria ser um Aeroporto Internacional e que vai ser “inaugurado” como uma pista de pouso doméstica que só pode operar durante o dia em condições VRF - Visual flight rules (Regras de Vôo Visual), ou seja, a pista só poderá ser utilizada quando as condições atmosféricas permitirem ao piloto controlar visualmente a altitude do aparelho (por referência ao horizonte, navegar, e assegurar a separação de obstáculos, terreno e outro tráfego aéreo. Ao voar em VFR, o piloto tem de manter uma distância pré-determinada de nuvens e deve manter-se em áreas com um mínimo de visibilidade. Detalhe 1: A pista de pouso têm apenas 1.650 metros, o que impede que mesmo com as melhores condições climáticas haja o pouso de aeronaves de grande porte. Detalhe 2: A pista de pouso não tem balizamento noturno. Pra se ter uma idéia de como o Governo do Piauí vendeu ilusões à população, as pistas de pouso de Picos, Fronteiras e o Aeroporto de Parnaíba têm bazilamento notuno (iluminação para pouso durante a noite), enquanto a pista de São Raimundo Nonato não possui tal equipamento.
Pra completar, o tal Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato não possui Terminal de Passageiros. Os suspostos turistas vão ser recebidos em barracas de lona naquele “friozinho” da Serra da Capivara. Eu pergunto, merecem alguma credibilidade as autoridades que foram e estão indo aos veículos de comunicação dizer que irão inaugurar o “Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato”? E quem vai se responsabilizar pelas vidas dos turistas que devem, inadivertidamente, utilizarem a precária pista da Serra da Capivara como local de desembarque? Será que o Ministério Público Federal, que já investiga o caso, vai permitir que o Poder Público com recursos federais banque tal sandice? É esperar para ver!!!
Veja a portaria da ANAC abaixo:
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |