A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí vem a público condenar veementemente e manifestar o seu repúdio a covarde agressão sofrida pelo jornalista DIONÍSIO CARVALHO NETO, do Portal de Notícias Riachoaonet. que no exercício do jornalismo sofreu censura, humilhação e ainda teve equipamento de trabalho apreendido por policiais militares e civis da Delegacia do Silêncio juntamente com documentação pessoal e dinheiro em espécie num ato desumano, agressivo e de atentado à liberdade de imprensa e aos direitos humanos. Diante de tal agressão à liberdade individual do profissional, o Sindicato manifesta apoio ao mesmo no sentido de garantí-lo o reparo dos danos morais pela intimidação e abuso sofrido dos agentes policiais que agiram sem antes permitir o direito de ir e vir do jornalista. É lamentável e um atentado à liberdade e aos direitos humanos quando a polícia age assim, exigindo do Governo do Estado e do Secretário Estadual de Segurança Pública providências necessárias no sentido de fazer valer a ética profissional e o bom uso do aparelho policial do Estado.
O Sindicato está comunicando o fato à Federação Nacional dos Jornalistas, bem como aos demais sindicatos de jornalistas do País e às organizações internacionais de cmbate à violência contra profissionais da imprensa, a fim de que constem em seus relatórios de Direitos Humanos.
Também colocou à disposição do jornalista a assessoria jurídica da entidade para adotar as medidas judiciais cabíveis em sua defesa, caso seja preciso. Reafirmamos, portanto, a nossa intransigente luta pela liberdade de imprensa e pelos direitos humanos.
Teresina, 27 de abril de 2009
A Diretoria
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |