Fechar
Colunista João Carvalho
GP1

Viaja Piauí, Viaja pra onde? - Artigo de Márcio Mauriz


Vale a pena ler o artigo abaixo do articulista do Portal Costa Norte, Márcio Mauriz, que é também gerente do Hotel Delta e Conselheiro da AETRE. Em poucas linhas Márcio derruba mais uma balela inventada pelo factóide ambulante Sílvio Leite.



Viaja Piauí, Viaja pra onde?

O objetivo principal do programa é fazer com que o piauiense conheça o Piauí e isso resultaria num incremento de capital na cadeia produtiva do turismo, que vai desde agências de viagens, empresas de transporte, hotéis e restaurantes.

No ano de 2008 o Governo do Estado do Piauí lançou o programa “Viaja Piauí – Embarque Nessa!” com o objetivo de incentivar o servidor público estadual a conhecer as belezas do Piauí através de empréstimos com juros diferenciados e bons prazos de pagamento junto ao Banco do Brasil.
Na teoria o programa é muito interessante, o servidor escolhe um destino criado por algumas operadoras/agências e solicita ao Banco do Brasil o empréstimo e paga parcelado com descontos na folha de pagamento. O objetivo principal do programa é fazer com que o piauiense conheça o Piauí, e isso resultaria num incremento de capital na cadeia produtiva do turismo, que vai desde agências de viagens, empresas de transporte, hotéis e restaurantes.
 

Recentemente li um texto na internet relatando que o programa é um caso de sucesso e que o Piauí já iria exportar o modelo para outros Estados, como Tocantins e Rondônia. Depois de ler esse texto me veio um questionamento: em que dados estão baseados a notícia de que o programa é um sucesso? Num rápido levantamento aos três maiores hotéis de Parnaíba foi fácil constatar que no principal destino turístico do Piauí o programa é um fracasso, nenhum dos três hotéis recebeu ou possui em seus registros algum hóspede proveniente deste programa. Se o programa realmente é um sucesso, onde estão esses turistas? Será que o programa é um sucesso em Pedro II, São Raimundo Nonato ou Oeiras? Seria bastante interessante a apresentação de dados estatísticos que evidenciem esse “caso de sucesso”.

 

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.