A prática regular de atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, câncer, diabetes, dentre outras. A atividade física pode ser uma importante aliada também no tratamento da depressão e ansiedade.
Além disso, muito tem se estudado nas últimas décadas sobre as substâncias liberadas durante a contração muscular, anteriormente chamadas de “fatores do exercício”, e os seus efeitos sistêmicos. A esses fatores atribuiu-se o nome MIOCINAS.
Todas as formas de atividade física são importantes para a saúde, mas a musculação apresenta algumas particularidades que a colocam como uma das mais importantes para a saúde geral de população.
Supõe-se que as miocinas protetoras (hormônios produzidos pelo músculo) sejam secretadas durante a contração muscular, e esta pode ser a possível ligação entre o exercício e a proteção contra doenças crônicas.
A prática de exercícios com pesos 3 vezes por semana em dias alternados já é o suficiente para ter os benefícios dessa "substância mágica".
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |