Com o envelhecimento, todos os sistemas do organismo começam a declinar. Desta forma, os receptores que identificam a sede nos idosos também começam a falhar. Isso quer dizer que podem já estar em processo inicial de desidratação sem que sintam sede.
Sendo assim, os idosos precisam ter atenção redobrada e ingerir água, mesmo que achem sem necessidade. É preciso haver um consumo regular de água, para que o corpo continue funcionando da forma que deve.
O recomendável é a ingestão de 2 a 2,5 litros por dia. Alguns idosos certamente não vão gostar dessa informação e acabam não se hidratando corretamente. Mas é preciso incentivá-los a atingir a meta diária e a entender a importância da hidratação para idosos.
Estando bem hidratado, o idoso tem os seguintes benefícios:
- mantém a temperatura corporal;
- Menor chance de sofrer com constipação;
- menor risco de problemas cardíacos;
- Mantém a pele hidratada;
- Refresca em épocas quentes;
- Evita a desidratação;
- Previne contra o mau funcionamento dos órgãos.
Uma dica importante para que seja contemplada a meta diária, é integrar a ingestão de água na rotina do idoso; é ter em todos os ambientes da casa um copo de água disponível. Nem que seja em pouca quantidade. Assim, se inicia um hábito, que depois de um tempo passará a se tornar natural. Essa é uma ótima maneira de estimular a hidratação para idosos.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |