As pessoas estão vivendo mais, a cada ano a expectativa de vida aumenta. É importante que esse aumento da longevidade seja com qualidade e boa saúde e, para isso, a prática da musculação é fundamental. Os exercícios com pesos são os mais importantes porque melhoram o que o idoso mais precisa, que é a FORÇA MUSCULAR. A importância da musculação cresce à medida que a idade aumenta, ou seja, quanto mais velho, mais necessário é fortalecer os músculos.
A musculação oferece um baixo risco de lesão, pois as cargas são individualizadas, os equipamentos são seguros, as amplitudes são controladas, não há impacto, não há mudanças de direção, etc. A musculação também oferece baixo risco de intercorrências cardíacas, ou seja, as variações de frequência cardíacas e pressão arterial são discretas porque os exercícios são pausados. Diferentemente de uma caminhada, que, apesar de ter intensidade baixa, é contínua e pode provocar picos maiores de frequência cardíaca e pressão arterial.
A musculação na terceira idade fortalece ligamentos, tendões e articulações. Isso permite maior estabilidade e controle dos movimentos, além do alívio de dores articulares. Isso permite que o idoso realize suas atividades diárias com maior segurança, contribuindo para sua autonomia.
A prática de musculação para idosos deve ser no mínimo duas vezes por semana, em dias alternados.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |