As conveniências e o comodismo do mundo moderno estão tornando a população cada vez mais sedentária, resultando em uma maior chance de adoecimento, bem como em uma maior chance de transtornos de comportamento. Essa falta de movimento, conhecida como sedentarismo, é atribuída ao título "o mal do século". É muito importante que a população seja incentivada a adotar um estilo de vida ativo.
Estudos do CELAFISCS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), que é o maior da América Latina, concluíram que a prática de atividade física moderada por 30 minutos diários já é suficiente para melhorar a saúde de uma maneira geral. O tipo de atividade física é o que menos importa para promover a saúde. Escolha aquela com a qual você tem mais afinidade, pois desta forma será mais fácil dar continuidade.
Os benefícios incluem: redução da gordura corporal; melhora da massa muscular; menor risco de câncer (risco diminuído em 40% para câncer de mama); diabetes (risco 50% menor); infarto (risco 50% menor); prevenção e tratamento da depressão, entre outros. A musculação, por exemplo, reduz o risco de morte em 44%, entre outros benefícios.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |