O processo de emagrecimento (perda de gordura) ocorre quando se gasta mais calorias do que se ingere. Dessa forma, para emagrecer, é necessário optar por uma atividade física que gaste muitas calorias e controlar a alimentação para ingerir menos calorias. Assim, aos poucos, ocorre o emagrecimento. Quanto mais intensa e desgastante for a atividade física, maior será o gasto calórico, facilitando o emagrecimento.
Muitas pessoas acreditam, de forma equivocada, que para emagrecer é preciso realizar exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, pedalar, entre outros. Na realidade, essas atividades apresentam um gasto calórico menor do que a musculação. Após uma prática de exercícios aeróbicos, o corpo continua gastando calorias por cerca de uma hora, enquanto a musculação pode chegar a até 15 horas de gasto calórico pós-exercício.
Do total de calorias gastas diariamente, cerca de 70% são consumidas pelo metabolismo. Portanto, a atividade que mais altera o metabolismo é a que queima mais calorias, como a musculação. É importante salientar que, ao falar de EMAGRECIMENTO, estamos nos referindo à perda de gordura corporal e não de peso total. Isso significa que é possível emagrecer sem grandes alterações (ou nenhuma) no peso total.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |